SQL Server 2014 Countdown Started!

Foi anunciado hoje, SQL Server 2014 estará disponível para comercialização a partir do dia 1º de Abril!

Interessante que em 2012 quando foi anunciado o Lançamento do SQL Server 2012 a data de disponibilização do produto também foi a mesma. J (Veja nesse post.)

Confira abaixo a Evolução da Plataforma:

Entre as principais novidades podemos mencionar:

  • In-memory presente nos principais pontos de carga da Plataforma: Na parte de BI com o Analysis Services, Excel e Power BI for Office 365; Processamento de eventos com StreamInsight; in-memory Column Store (xVelocity v2) no SQL Server e PDW. Esse novo formato que armazena dados por coluna e permite obter grandes taxas de compressão nos dados é uma evolução da primeira versão disponível no SQL 2012, sendo possível agora criar índices Clustered e Read/Write (No SQL Server 2012 era possível Somente Leitura e non-clustered). Além disso, com o SQL Server 2014 temos o “in-memory transaction processing” podendo otimizar em até 30x o cenário sem ser necessário reescrever a aplicação. Recomendo ler nos links de referência o post do Fabricio Catae que explica com detalhes essas funcionalidades.
  • Maior Flexibilidade e Segurança com Hybrid Cloud: A plataforma vem ainda mais integrada com Cloud trazendo ainda mais flexibilidade e segurança para implementações híbridas (Cloud + On-Premise). Com poucos cliques é possível fazer Backup na nuvem, ter uma solução de Alta Disponibilidade integrada ou migrar o seu ambiente on-premise para Cloud.

 Deploy Database to Windows Azure Wizard:

  • Features adicionais no AlwaysOn para Ambientes de Missão crítica: Suporta failover de múltiplas Databases e agora, até 8 nós secundários; 100% de disponibilidade durante operações online quando realizadas nos secundários; além disso, novos Wizards acompanham a solução simplificando o deployment de réplicas on-premises para o Microsoft Azure.
  • Novos Recursos para BI:
    • o Power Map dá aos usuários a capacidade de traçar dados geográficos e temporais visualmente no Bing Maps, analisar esses dados em 3D, e criar passeios interativos para compartilhar com os outros membros da equipe;
    • O BI Mobile Access para relatórios no Office 365 é fornecido através de dois mecanismos. Primeiro, Excel e relatórios do Power View agora renderizam em HTML5 para que você possa acessar esses relatórios a partir de qualquer browser compatível com HTML5, em qualquer dispositivo. Segundo, é através de aplicativos Mobile BI nativos que se conectam ao serviço Power BI para manter os usuários conectados a seus relatórios favoritos, visualizar e explorar a partir de seus dispositivos tablet;
    • Maior integração com o Office 365 permitindo maior colaboração e compartilhamento de relatórios e Data sets.
  • Novidades para BigData: Windows Azure HDInsight suporta Hadoop 2.2 GA. Essa nova release otimiza o tempo de resposta das consultas em até 40x, além de melhorar a taxa de compressão de dados em até 80%. Também aproveita dos benefícios do YARN (Data Operating System for Hadoop 2.0).

    Além dessas novidades, várias iniciativas vem sendo trabalhadas pela Microsoft em parceria com a Hortonworks e a comunidade técnica Hadoop para melhorar performance e gerenciamento nos cenários de Big Data. Uma delas é o Stinger que visa entregar 100x mais performance, aumentar a escalabilidade de Terabytes para petabytes fazendo uso da semântica do SQL Server no Hadoop.

    O HDP já traz alguns dos benefícios:


    Abaixo alguns exemplos de otimização de consultas sendo a Query 27 uma consulta Simples e a 95 uma Query bem complexa:


Ufa! Hoje vou parar por aqui! Várias novidades não!? Foi só um pedacinho do que vem por aí e um overview bem rápido. Espero poder dar continuidade e entrar nos detalhes de cada uma das novidades nos próximos posts.

Alguns Links para referência:

Confira o anúncio no íntegra: http://blogs.technet.com/b/microsoft_blog/archive/2014/03/18/sql-server-2014-released-to-manufacturers-will-be-generally-available-april-1.aspx
Vídeo com uma visão geral sobre Hadoop e HDInsight: http://youtu.be/xEifDOys0-s
Anúncio sobre a disponibilidade do suporte ao Hadoop 2.2: http://blogs.msdn.com/b/windowsazure/archive/2014/02/12/windows-azure-hdinsight-supports-preview-clusters-of-hadoop-2-2.aspx
Iniciativas da Microsoft em parceria com a Hortonworks: http://hortonworks.com/labs/microsoft/
Post do Fabricio Catae falando sobre o conceito “in-memory”: http://blogs.msdn.com/b/fcatae/archive/2014/03/18/sql-server-2014-rtm.aspx
SQL Server 2014 Developer Training Kit: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=41704
Microsoft SQL Server 2014 CTP2 Product Guide: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=39269
Deck do Workshop de SQL Server 2012 com informações sobre o ColumnStores Index e AlwaysOn: http://www.slideshare.net/Viviane_ribeiro/workshop-sql-server-2012

Enjoy! Até o próximo! Grande abraço!😉

Sobre Viviane Ribeiro

Data Lover. Seasoned sales/technical professional, author, community champion, technical trainer and public speaker with more than 15 years of experience in IT positions where last 11 years were related to Business Intelligence, BIG Data, Cloud and Database technologies (Oracle, PostgreSQL and SQL Server). She has been responsible for successfully creating roadmaps, designing, implementing and managing complex technology solutions for high profile customers.

  1. Clayton Santos

    Show! Obrigado por compartilhar. Forte abraço

  2. Excelente resumo dos novos recursos e ótimas referências! Post muito útil.🙂

  3. Ricardo Tanaka

    Viviane, boa tarde

    Antes de qualquer coisa, gostaria de parabeniza-la por compartilhar seus conhecimentos com os usuários de SQLServer!!!!

    Gostaria de tirar a seguinte duvida:
    Cenário:
    Aplicações compatíveis com SQLServer 2008, conexão via ODBC e queries escrita em ANSI .
    Levando em consideração que as queries são simples no sentido de utilizar comandos específicos do SQLServer, gostaria de saber se terei problemas nas queries ou na conexão com:
    – MS SQL Server 2012?
    – MS SQL Server 2014?
    Muito obrigado.
    Ricardo Tanaka

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: