Dicas para Quem está Iniciando na área de Business Intelligence – Parte 1

Existem alguns conceitos chaves que são importantes ter em mente quando se está iniciando um Projeto ou entrando na área de Business Intelligence.

Se você está iniciando na área, existem três questões chaves que você precisa entender.

1) O que é Data Warehouse?

Um data warehouse é utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização de forma consolidada. Possibilita a análise de grandes volumes de dados, que são coletados a partir de sistemas transacionais (OLTP – Online Transaction Processing). É um Banco de dados organizado para dar suporte à tomada de decisões estratégicas da empresa. Enquanto o Data Warehouse usa dados de toda a corporação, os chamados data marts têm objetivo idêntico, mas em geral tratam apenas um assunto ou processo de negócio.

Entenda mais sobre essa questão lendo o post http://bit.ly/ztrrmV e assistindo o vídeo disponível no TechNet através do link: http://bit.ly/A3NTxf

2) O que é o ETL?

ETL, vem do inglês Extract Transform Load, ou seja, Extração Transformação e Carga. O ETL visa trabalhar com toda a parte de extração de dados de fontes externas, transformação para atender às necessidades de negócios e carga dos dados dentro do Data Warehouse. Os projetos de Data Warehouse consolidam dados de diferentes fontes. A maioria dessas fontes tendem a ser bancos de dados relacionais ou flat files, mas podem existir outros tipos de fontes também. Um sistema ETL precisa ser capaz de se comunicar com bases de dados e ler diversos formatos de arquivos utilizados por toda a organização.

Entenda mais sobre essa questão lendo o post http://bit.ly/xBt5O7 e assistindo o vídeo disponível no TechNet através do link: http://bit.ly/zLlAqO

3) O que é OLAP?

OLAP é um software cuja tecnologia de construção permite aos analistas de negócios, gerentes e executivos analisar e visualizar dados corporativos de forma rápida, consistente e principalmente interativa.

A funcionalidade OLAP é inicialmente caracterizada pela análise dinâmica e multidimensional dos dados consolidados de uma organização permitindo que as atividades do usuário final sejam tanto analíticas quanto navegacionais.

As ferramentas OLAP (do inglês, Online Analytical Processing) são geralmente desenvolvidas para trabalhar com banco de dados desnormalizados. Essas ferramentas são capazes de navegar pelos dados de um Data Warehouse, possuindo uma estrutura adequada tanto para a realização de pesquisas como para a apresentação de informações.

Entenda mais sobre essa questão lendo o post http://bit.ly/yalPg6 e assistindo o vídeo disponível no TechNet através do link: http://bit.ly/yI0VgR

Inicie esclarecendo estes conceitos e aguarde por mais dicas que estarei postando neste Blog!

Grande abraço!😉

  1. Flávio

    Oi Viviane!!
    Por favor, me dar uma dica. Estou fazendo uma migração de dados de uma base em Postegres para o SQL Server 2008. Na configuração do destino me dar a seguinte mensagem:
    A fonte de dados selecionada estiver em um computador remoto A operação de inserção em massa só podem ser executados no. computador local. ”
    Caso queira pode me responder para o meu e-mail

  2. Obrigado por empenhar esforço nesse post. Parabéns Viviane.

  3. Edmar

    Gostei do material, pois sou iniciante no assunto !
    tenho um conhecimento básico na área de BD e estou interessado em ingressar no Mundo de BI etc.

    Obrigado e estarei acompanhando seus materiais e post.

  4. Bom dia, Viviane.

    Estou iniciando na área de BI e no seu Blog encontrei as respostas que precisava.

    Parabéns pelo Trabalho

  5. Andreia

    Parabéns Viviane …. estou fazendo uma linha de pesquisa para mestrado: Um Modelo de BI para dispositivos Móveis. Seus post em relação ao BI está me ajudando muito, parabéns e Sucesso!

    Obs.: Ah, sabe onde encontro material sobre BI para dispositivos móveis?Desde já agradeço pela atenção!

    Parabéns, Sucesso!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s