+170 horas de Capacitação entregues com sucesso! Obrigada equipe RM!

Foram exatamente 172 horas de capacitação com uma equipe que nota 10!

fortaleza

Iniciamos a maratona de treinamentos em Maio/2015 e ministramos a última aula no sábado – dia 09/Janeiro/2016. Sim! Esse blog post está bem atrasado! Como logo após a última aula acabei embarcando direto para São Francisco e mergulhei de cabeça no novo projeto acabei não conseguindo postar anteriormente, mas antes tarde do que nunca né!? 🙂

Já entregamos diversas capacitações e já atendemos mais de 1200 pessoas no formato presencial, mas, essa teve um gostinho diferente. Foram 8 meses de capacitação, muita troca de experiências e muita parceria.

Em 2015 a RM Infraestrutura deu início a um grande projeto de BI e optou por investir em capacitação para que a equipe interna pudesse suportar e manter a estrutura interna necessária para a solução de Business Intelligence adotada.

Visando atender uma equipe mista onde alguns já tinham experiência em projetos de BI e outros estavam recém iniciando, elaboramos uma ementa de capacitação que cobrisse do básico ao avançado todos os conteúdos necessários para iniciar e manter um projeto de BI. Compartilho isso, pois diversos alunos chegam para nós questionando qual seria o roteiro ideal para quem nunca mexeu com BI e quer ter uma formação completa na área. Vejam o cronograma adotado abaixo focado em atender um cenário com Solução BI Microsoft:

Microsoft SQL Server – Otimizando consultas com o Transact-SQL (40 horas-aula) — Como os alunos já possuíam conhecimentos básicos de Transact-sql optamos por um conteúdo de Transact-SQL focado em otimização de código e consultas

Introdução ao Transact-SQL
Melhores Práticas para o T-SQL – Escrevendo consultas Otimizadas
Introdução à otimização no SQL Server
Índices
Estatísticas
Planos de execução avançado
Operadores dos planos de execução
Cache de planos
Gerenciamento de concorrência

Formação Analista de Data Warehouse – Fase I (16 horas) – A Formação analista de Data Warehouse que é dividida em duas fases visa compartilhar as melhores práticas de Mercado para estruturar um Data Warehouse de forma segura, eficiente e contínua. Baseado na metodologia de Ralph Kimball (empresa Americana com mais de 30 anos na área de BI), o treinamento é teórico podendo essas técnicas serem aplicadas a qualquer ferramenta de Business Intelligence. Nesse treinamento utilizam-se as técnicas para construir um modelo de dados multidimensional de forma clara e consistente e ao longo do treinamento são apresentadas várias ferramentas do mercado: http://ead.bidobrasil.com.br/categorias/data-warehouse

Introdução ao Business Intelligence, BIG Data e Data Warehouse
Ciclo de Vida do Data Warehouse
Modelagem Dimensional de Dados I

Formação Analista de Data Warehouse – Fase II (24 horas)

Modelagem Dimensional de Dados II
Projeto e Arquitetura de ETL

Formação Analista BI Microsoft (72 horas) – Por fim o foco foi colocar a mão na massa e trabalhar a utilização das ferramentas Microsoft. Todos os cursos 100% práticos e focados na realidade da organização.

Criando pacotes com o Microsoft SQL Server Integrations Services (SSIS) – 16 horas
Criando e desenvolvendo Cubos com Microsoft SQL Server Analysis Services (SSAS) + Excel com Power Pivot e Power View – 24 horas
Criando e desenvolvendo Relatórios com o Microsoft SQL Server Reporting Services (SSRS) – 16 horas
Criando e Gerenciando Portais de BI com Sharepoint Server (MOSS) – 16 horas

O formato de capacitação adotado foi o InCompany onde a BI do Brasil vai até o cliente. O interessante neste formato é que vocês podem personalizar os conteúdos, incluindo ou removendo módulos e deixando-o da maneira mais prática e focada nas necessidades da sua organização. Além disso, atuamos no formato consultoria-treinamento, onde, durante o curso os exercícios foram realizados de acordo com o cenário real da empresa desenvolvendo assim parte do projeto de BI em sala de aula. Alguns conteúdos também foram disponibilizados no formato Online para complementar o conteúdo visto em sala de aula.

Pra nós é sempre um imenso prazer poder acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Me lembro da primeira aula os olhares curiosos e as várias dúvidas envolvidas em trabalhar com um grande projeto de BI. Muito feliz ao encerrar a maratona de treinamentos e ver o quanto cada um evoluiu dentro do conteúdo proposto. O sentimento é de realização! Eu sempre digo que eu aprendo e me divirto muito mais do que eu ensino! Um muito obrigada a essa equipe nota 10 que se dedicou e se empenhou ao longo de vários sábados para garantir a sua evolução profissional. Podem ter certeza que hoje vocês já são profissionais diferenciados dentro desse mercado não só pelo conhecimento adquirido mas por toda dedicação e valores bem definidos que eu pude ver de perto que cada um tem!

Parabéns à RM Infraestrutura por essa grande iniciativa e por investir na capacitação dos seus profissionais!

Abaixo o depoimento dos participantes:

“Fiz uma formação com a ‪‎BI do Brasil‬ e estou aqui para agradecer por toda a atenção e qualidade nos conteúdos. Nossa área é responsável por munir de informações uma grande empresa de telecom brasileira, e posso dizer que os conteúdos apresentados possibilitaram um salto de qualidade nas rotinas da área. Fazemos mais com menos, aumentamos a assertividade e qualidade nas entregas. Por tudo isso somos gratos a BI do Brasil.” (Felipe Gomes – Analista de BI)

“Atualmente nos deparamos com novas tecnologias e ferramentas, com isso há a necessidade de atualizar o conhecimento e buscar novas experiências. Antes o nosso conhecimento era adquirido pela vivência individual de cada integrante do time da RM, mas isso evoluiu e tende a evoluir mais nos próximos anos… no mês de Junho/2015 ingressarmos no treinamento voltado para analistas de BI (Business Intelligence), onde melhoramos o nosso conhecimento no desenvolvimento de consultas, análise de performance, estruturação tabular/multidimensional(cubo), e utilização do Sharepoint. Sem dúvida nenhuma a BI do Brasil exerceu um papel fundamental neste processo de evolução e conhecimento do nosso time RM, desde já agradeço a parceria e disponibilidade do time “Viviane Ribeiro e Ruy Pimentel”.” (Max Ney Oliveira Pascoal – Coordenador)

altAgWtIsmQo8Dpy2cvLIiYJzbIA7c9aLIen_hyMBIGTaL0

Anúncios

Um comentário sobre “+170 horas de Capacitação entregues com sucesso! Obrigada equipe RM!

  1. Parabéns Viviane Ribeiro, não só pelas contribuições de conteúdos maravilhosos e importantíssimos, mas também pelo seu carisma ao tratar com o público. Parabéns mais uma vez, e muito obrigado por este lindo trabalho junto a Microsoft. Nota 1000!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s