+170 horas de Capacitação entregues com sucesso! Obrigada equipe RM!

Foram exatamente 172 horas de capacitação com uma equipe que nota 10!

fortaleza

Iniciamos a maratona de treinamentos em Maio/2015 e ministramos a última aula no sábado – dia 09/Janeiro/2016. Sim! Esse blog post está bem atrasado! Como logo após a última aula acabei embarcando direto para São Francisco e mergulhei de cabeça no novo projeto acabei não conseguindo postar anteriormente, mas antes tarde do que nunca né!?🙂

Já entregamos diversas capacitações e já atendemos mais de 1200 pessoas no formato presencial, mas, essa teve um gostinho diferente. Foram 8 meses de capacitação, muita troca de experiências e muita parceria.

Em 2015 a RM Infraestrutura deu início a um grande projeto de BI e optou por investir em capacitação para que a equipe interna pudesse suportar e manter a estrutura interna necessária para a solução de Business Intelligence adotada.

Visando atender uma equipe mista onde alguns já tinham experiência em projetos de BI e outros estavam recém iniciando, elaboramos uma ementa de capacitação que cobrisse do básico ao avançado todos os conteúdos necessários para iniciar e manter um projeto de BI. Compartilho isso, pois diversos alunos chegam para nós questionando qual seria o roteiro ideal para quem nunca mexeu com BI e quer ter uma formação completa na área. Vejam o cronograma adotado abaixo focado em atender um cenário com Solução BI Microsoft:

Microsoft SQL Server – Otimizando consultas com o Transact-SQL (40 horas-aula) — Como os alunos já possuíam conhecimentos básicos de Transact-sql optamos por um conteúdo de Transact-SQL focado em otimização de código e consultas

Introdução ao Transact-SQL
Melhores Práticas para o T-SQL – Escrevendo consultas Otimizadas
Introdução à otimização no SQL Server
Índices
Estatísticas
Planos de execução avançado
Operadores dos planos de execução
Cache de planos
Gerenciamento de concorrência

Formação Analista de Data Warehouse – Fase I (16 horas) – A Formação analista de Data Warehouse que é dividida em duas fases visa compartilhar as melhores práticas de Mercado para estruturar um Data Warehouse de forma segura, eficiente e contínua. Baseado na metodologia de Ralph Kimball (empresa Americana com mais de 30 anos na área de BI), o treinamento é teórico podendo essas técnicas serem aplicadas a qualquer ferramenta de Business Intelligence. Nesse treinamento utilizam-se as técnicas para construir um modelo de dados multidimensional de forma clara e consistente e ao longo do treinamento são apresentadas várias ferramentas do mercado: http://ead.bidobrasil.com.br/categorias/data-warehouse

Introdução ao Business Intelligence, BIG Data e Data Warehouse
Ciclo de Vida do Data Warehouse
Modelagem Dimensional de Dados I

Formação Analista de Data Warehouse – Fase II (24 horas)

Modelagem Dimensional de Dados II
Projeto e Arquitetura de ETL

Formação Analista BI Microsoft (72 horas) – Por fim o foco foi colocar a mão na massa e trabalhar a utilização das ferramentas Microsoft. Todos os cursos 100% práticos e focados na realidade da organização.

Criando pacotes com o Microsoft SQL Server Integrations Services (SSIS) – 16 horas
Criando e desenvolvendo Cubos com Microsoft SQL Server Analysis Services (SSAS) + Excel com Power Pivot e Power View – 24 horas
Criando e desenvolvendo Relatórios com o Microsoft SQL Server Reporting Services (SSRS) – 16 horas
Criando e Gerenciando Portais de BI com Sharepoint Server (MOSS) – 16 horas

O formato de capacitação adotado foi o InCompany onde a BI do Brasil vai até o cliente. O interessante neste formato é que vocês podem personalizar os conteúdos, incluindo ou removendo módulos e deixando-o da maneira mais prática e focada nas necessidades da sua organização. Além disso, atuamos no formato consultoria-treinamento, onde, durante o curso os exercícios foram realizados de acordo com o cenário real da empresa desenvolvendo assim parte do projeto de BI em sala de aula. Alguns conteúdos também foram disponibilizados no formato Online para complementar o conteúdo visto em sala de aula.

Pra nós é sempre um imenso prazer poder acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Me lembro da primeira aula os olhares curiosos e as várias dúvidas envolvidas em trabalhar com um grande projeto de BI. Muito feliz ao encerrar a maratona de treinamentos e ver o quanto cada um evoluiu dentro do conteúdo proposto. O sentimento é de realização! Eu sempre digo que eu aprendo e me divirto muito mais do que eu ensino! Um muito obrigada a essa equipe nota 10 que se dedicou e se empenhou ao longo de vários sábados para garantir a sua evolução profissional. Podem ter certeza que hoje vocês já são profissionais diferenciados dentro desse mercado não só pelo conhecimento adquirido mas por toda dedicação e valores bem definidos que eu pude ver de perto que cada um tem!

Parabéns à RM Infraestrutura por essa grande iniciativa e por investir na capacitação dos seus profissionais!

Abaixo o depoimento dos participantes:

“Fiz uma formação com a ‪‎BI do Brasil‬ e estou aqui para agradecer por toda a atenção e qualidade nos conteúdos. Nossa área é responsável por munir de informações uma grande empresa de telecom brasileira, e posso dizer que os conteúdos apresentados possibilitaram um salto de qualidade nas rotinas da área. Fazemos mais com menos, aumentamos a assertividade e qualidade nas entregas. Por tudo isso somos gratos a BI do Brasil.” (Felipe Gomes – Analista de BI)

“Atualmente nos deparamos com novas tecnologias e ferramentas, com isso há a necessidade de atualizar o conhecimento e buscar novas experiências. Antes o nosso conhecimento era adquirido pela vivência individual de cada integrante do time da RM, mas isso evoluiu e tende a evoluir mais nos próximos anos… no mês de Junho/2015 ingressarmos no treinamento voltado para analistas de BI (Business Intelligence), onde melhoramos o nosso conhecimento no desenvolvimento de consultas, análise de performance, estruturação tabular/multidimensional(cubo), e utilização do Sharepoint. Sem dúvida nenhuma a BI do Brasil exerceu um papel fundamental neste processo de evolução e conhecimento do nosso time RM, desde já agradeço a parceria e disponibilidade do time “Viviane Ribeiro e Ruy Pimentel”.” (Max Ney Oliveira Pascoal – Coordenador)

altAgWtIsmQo8Dpy2cvLIiYJzbIA7c9aLIen_hyMBIGTaL0

Sobre Viviane Ribeiro

Data Lover. Seasoned sales/technical professional, author, community champion, technical trainer and public speaker with more than 15 years of experience in IT positions where last 11 years were related to Business Intelligence, BIG Data, Cloud and Database technologies (Oracle, PostgreSQL and SQL Server). She has been responsible for successfully creating roadmaps, designing, implementing and managing complex technology solutions for high profile customers.

Um Comentário

  1. Daniel Severo dos Santos

    Parabéns Viviane Ribeiro, não só pelas contribuições de conteúdos maravilhosos e importantíssimos, mas também pelo seu carisma ao tratar com o público. Parabéns mais uma vez, e muito obrigado por este lindo trabalho junto a Microsoft. Nota 1000!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: