Qual é o real valor dos seus dados?

Essa semana estou participando de um processo de Imersão dentro do mundo de BIG Data e Business Analytics e um dos pontos interessantes que vi e fiz questão de parar para compartilhar com vocês é sobre uma pesquisa realizada pelo IDC.

Eles selecionaram mais de 2000 empresas e identificaram que elas se dividem em dois grupos: aquelas onde os decisores tomam decisões baseados em dados reais e aquelas que não conseguem fazer um bom uso dos seus dados.

O resultado é que os líderes daquelas empresas que efetivamente fazem bom uso dos seus dados, geram um número significativamente maior de dividendos a partir desses investimentos em Business Analytics: a partir do aumento de receita, melhoria da produtividade e redução de custos.

Como resultado da pesquisa foi identificado que existem alguns pontos chaves que precisamos trabalhar para conseguir ter um bom retorno sobre o investimento dos seus dados:

  • A coleta de dados diversificada: você não pode mais pensar apenas sobre o que fazer com os tipos de dados tradicionais. Você precisa ser aberto e capaz de coletar uma grande variedade de dados, incluindo novos tipos de dados.
  • O uso das novas Ferramentas Analíticas: armazéns de dados lógicos apenas não vão extrair e transformar novos tipos de dados. Você precisa explorar novas capacidades analíticas que são adequadas para novos tipos de dados e necessidades da tomada de decisões em tempo real.
  • Entregar a mais pessoas: para desbloquear idéias, você precisa democratizar seus dados em toda a organização.
  • Descobrir informações em tempo real: Com o surgimento da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), e a instrumentação de praticamente tudo, a capacidade de fornecer visibilidade em tempo real em todas as linhas de negócio representa uma oportunidade de grande valor.

Um número bem expressivo e interessante é que a pesquisa estima que em nível mundial, os líderes irão capturar 1,6 trilhões de dólares a mais no valor de seus dados e de análise de investimentos em comparação com as empresas que não o fazem ao longo dos próximos quatro anos.

Veja abaixo o Infographic:

The_data_dividend

Fonte: http://bit.ly/1oMb0k5

Interessante não é mesmo?

Até o próximo!

Grande abraço!😉

Sobre Viviane Ribeiro

Data Lover. Seasoned sales/technical professional, author, community champion, technical trainer and public speaker with more than 15 years of experience in IT positions where last 11 years were related to Business Intelligence, BIG Data, Cloud and Database technologies (Oracle, PostgreSQL and SQL Server). She has been responsible for successfully creating roadmaps, designing, implementing and managing complex technology solutions for high profile customers.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: