Estudo de Caso – Solução de BI Impulsiona Serviços dos Clientes

Nada melhor que falar sobre as novidades do SQL Server 2012 trazendo casos reais. Ao longo da semana vou procurar escrever alguns artigos utilizando estudos de Caso reais com soluções já implementadas.

E o primeiro a ser explorado é o da HAVAS MEDIA:

Havas Media é uma empresa de publicidade que conseguiu impulsionar os serviços dos cliente fazendo uso dos novos recursos de BI e através de Relatórios mais rápidos.

Objetivo:

  • Melhorar as operações e serviços dos clientes através do uso de uma solução de BI eficiente.
  • Adotar uma melhor estratégia de BI visando melhorar as operações e adicionar valor aos serviços. Segundo Tony Jaskeran (Head of Business Intelligence at Havas Media), “Em geral, é dificil para os CEOs globais analisar a performance da companhia através de todas as unidades operacionas se eles não tem uma ferramenta de BI Corporativa”
  • Reduzir o tempo na elaboração de relatórios. Dependendo do projeto um relatório analítico levava até 02 dias para ficar pronto. Jaskeran diz, “Sem uma plataforma de BI, criar uma visão analítica para cada cliente é dispendioso e demanda tempo.”
  • Impulsionar o crescimento do negócio

Solução:

Havas Media iniciou o design da nova estratégia de BI em Janeiro de 2010 e avaliou aproximadamente 20 empresas incluindo Microsoft, Oracle, e IBM. Eles optaram por utilizar a solução de BI da Microsoft com SQL Server 2012 Enterprise, Microsoft Sharepoint Server 2010 e Microsoft Excel 2010. “O fator decisivo na escolha do SQL Server 2012 foi o local authoring capability” disse Jaskeran. “Nós queriamos dar aos usuários finais a habilidade de trabalhar com os dados com muito pouca ajuda do IT”

A empresa gerencia mais de 100 terabytes de dados. Segundo Jaskeran, eles trabalham com uma carga de dados de 300 milhões de linhas todo dia de diferentes data sources (fontes de dados) e eles esperam chegar em 1 bilhão até o final do ano. Um ambiente bem complexo.

Os usuários podem rapidamente analizar grande quantidade de dados com o Microsoft SQL Server PowerPivot for Microsoft Excel 2010 (Um Add-in que você pode baixar e instalar no excel gratuítamente: http://bit.ly/HCEs4J). Eles também trabalham com PowerView, uma das novidades do SQL Server 2012 para uma melhor exploração e visualização dos dados. Os dados são publicados para ambos, Microsoft Excel e PowerView fazendo uso do BI Semantic Model (Entenda O que é BI Semantic Model: http://bit.ly/HBvvtT) no SQL Server Analysis Services. A empresa também deseja implementar o Microsoft Atlas com o novo Data Warehouse. Parte do Microsoft Advertising, Atlas incluí uma suite de ferramentas de mídia digital que as agências podem usar para otimizar campanhas de marketing.

Benefícios:

Confira abaixo os benefícios da solução adotada e os depoimentos de Jaskeran:

  • Redução no tempo de criação do relatório em 80%

    “Como resultado, nós saímos de uma abordagem reativa para pró-ativa”

    “Historicamente, nós apresentariamos os dados para os clientes, eles levantariam questionamentos e aguardariam por nós fazermos uma visão analítica”, diz Jaskeran, “Agora, nós podemos preparar uma análise com nosso relatório inicial e imediatamente recomendar uma estratégia”

  • A empresa ganhou uma melhor visão dos negócios e reforçou a sua vantagem competitiva, eliminando silos de informação”Acreditamos que esta é a primeira vez nesta indústria que você pode ter uma visão holística de todas as suas divisões operacionais, tais como dados da Internet, de informações offline, e transações financeiras”, diz Jaskeran. “Com o SQL Server 2012, podemos ter uma visão completa das campanhas de marketing.”

    “Usando o ferramentas de BI do SQL Server 2012 é, obviamente, uma vitória para nós e para nossos clientes”, diz Jaskeran. “Nós estamos oferecendo-lhes um maior conhecimento para que eles possam fazer mais do que eles fazem melhor.”

  • Aumento da Receita e Oportunidades”Nós antecipamos que as capacidades de BI do SQL Server 2012 irá fornecer um fluxo de receita significativa para a empresa”, diz Jaskeran. “Nossa equipe realmente tem a oportunidade de proporcionar uma oferta muito mais refinada e concentrada, e expandir a inteligência de negócio em uma parte importante do negócio.”

Maiores informações sobre o estudo de caso: http://bit.ly/H4ImQY

Ficou curioso e deseja encontrar mais conteúdo de SQL Server? Confira em: http://bit.ly/yJLP3v

SQL Server 2012 Evaluation Edition disponível para download através do link: http://bit.ly/yAoicN

Tenha acesso a mais de 30 vídeos onde experts do mercado e executivos da Microsoft falam sobre as principais novidades e funcionalidades do SQL Server 2012 através do link: http://www.sqlserverlaunch.com/BRA/Home.

Até o próximo!

Grande abraço!😉

Sobre Viviane Ribeiro

Data Lover. Seasoned sales/technical professional, author, community champion, technical trainer and public speaker with more than 15 years of experience in IT positions where last 11 years were related to Business Intelligence, BIG Data, Cloud and Database technologies (Oracle, PostgreSQL and SQL Server). She has been responsible for successfully creating roadmaps, designing, implementing and managing complex technology solutions for high profile customers.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: