Alta Disponibilidade no SQL Server e as Sessões do TechEd Brasil 2011

A partir de hoje inicio uma série de artigos falando um pouquinho sobre os conteúdos que serão apresentados no TechEd Brasil deste ano e as sessões relacionadas.

Quando falamos sobre Alta Disponibilidade no SQL Server nós podemos utilizar algumas das seguintes opções:

Database Mirroring (nível de banco de dados)
O Dabase Mirroring é uma feature disponível no SQL Server desde a versão 2005 que pode ser usada, essencialmente, para aumentar a disponibilidade do banco de dados. O espelhamento é implementado por banco de dados e só funciona com bancos de dados que usem o Database Recovery Model configurado para Full. O Database mirroring mantém duas cópias de um único banco de dados que devem estar localizadas em diferentes instâncias. Geralmente, e preferencialmente, essas instâncias estão em diferentes Servidores e em diferentes localizações. Uma instância do servidor atua como banco de dados para clientes (servidor principal). A outra instância funciona como servidor em espera ativa ou passiva (Mirror Server), dependendo da configuração e do estado da sessão de espelhamento. Quando uma sessão de espelhamento de banco de dados é sincronizada (synchronous mode), o espelhamento de banco de dados fornece um servidor em espera ativa que oferece suporte rápido a failover, sem que haja perda de dados das transações confirmadas (committed transactions). Quando a sessão não é sincronizada (asynchronous mode), o servidor espelho fica, normalmente, disponível como servidor em espera passiva (com possível perda de dados).


Maiores informações em: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/bb934127.aspx

Assista o Vídeo em: http://technet.microsoft.com/pt-br/videoembed/hh207251

Log Shipping (nível de banco de dados)
O Log Shipping permite o envio automático de backups do log de transações de um banco de dados primário de uma instância do servidor primário para um ou mais banco de dados secundário em outras instâncias de servidor secundário. Os backups de logs de transação são aplicados individualmente aos bancos de dados secundários. Uma terceira instância de servidor, opcional, conhecida como Monitor Server, registra o histórico e o status das operações de backup e restauração e, opcionalmente, emite alertas se essas operações não forem executadas como foram agendadas.

Maiores informações em: http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb895393.aspx

Assista o Vídeo em: http://technet.microsoft.com/pt-br/videoembed/hh207256

Failover Clustering (nível de instância)
O Failover Clustering proporciona suporte de alta disponibilidade para uma instância inteira do SQL Server. Um Failover Clustering é uma combinação de um ou mais nós, ou servidores, com dois ou mais discos compartilhados. Aplicativos são instalados em um grupo de clusters do Microsoft Cluster Service (MSCS) conhecido como grupo de recursos. A qualquer momento, cada grupo de recursos pertence a apenas um nó do cluster. O serviço de aplicativo tem um nome virtual que é independente dos nomes de nó e é chamado de nome de instância do Failover Clustering. Um aplicativo pode se conectar à instância do cluster de failover fazendo referência ao nome dela. O aplicativo não tem precisa saber qual nó hospeda a instância do Failover Clustering.

Uma instância do Failover Clustering do SQL Server aparece na rede como se fosse um único computador, mas tem funcionalidade que proporciona failover de um nó para outro se o nó atual se tornar indisponível. Por exemplo, durante uma falha de hardware que não seja o disco, uma falha do sistema operacional ou uma atualização planejada do sistema operacional, você pode configurar uma instância do SQL Server em um nó de um Failover Clustering para executar failover em qualquer outro nó do grupo de discos.

Maiores informações em: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms189134.aspx

Assista os videos em: http://technet.microsoft.com/pt-br/videoembed/hh207252
http://technet.microsoft.com/pt-br/videoembed/hh207253

Replicação (nível de objeto)
A replicação usa um modelo de publicação/assinatura. Isso permite que um servidor primário, conhecido como Publisher, distribua os dados para um ou mais servidores secundários, ou Assinantes. A replicação possibilita disponibilidade em tempo real e escalabilidade entre esses servidores. Suporta filtragem para fornecer um subconjunto de dados nos Assinantes e também permite atualizações particionadas. Os assinantes ficam online e disponíveis para relatórios e outras funções. O SQL Server oferece três tipos de replicação: instantâneo (snapshot), transacional e merge. A replicação transacional tem a latência mais baixa e normalmente é usada para alta disponibilidade.

Maiores informações em: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms152567.aspx

Assista o vídeo em: http://technet.microsoft.com/pt-br/videoembed/hh207193

SQL Server AlwaysOn (Novidade no SQL Server “Denali”)
Além das opções relacionadas acima, temos uma grande novidade no SQL Server codenome Denali, uma nova feature acompanhará o produto denominada AlwaysOn:

O SQL Server AlwaysOn é uma solução de alta disponibilidade com muito mais abrangência

  • Maior disponibilidade para as aplicações
  • Maior retorno sobre o investimento
  • Simplicidade para implementação e gerenciamento

Atende a pequenos, médios e grandes ambientes. AlwaysOn oferece um conjunto de novas capacidades:

  • SQL Server AlwaysOn Availability Groups é um novo recurso que aumenta significativamente a capacidade de Database Mirroring e ajuda a garantir a disponibilidade de bancos de dados de aplicativos. Fornecem um conjunto integrado de opções, incluindo failover automático e manual de um grupo de bancos de dados, suporte para até quatro secundários, failover de aplicativos rápido e reparo automático de página.
  • SQL Server AlwaysOn Failover Cluster Instances melhora o Clustering Failover do SQL Server, traz suporte nativo para configuração de cluster entre sites utilizando subnets e melhor controle sobre as condições para failover automático entre outras melhorias.
  • SQL Server AlwaysOn Secondries habilita instâncias secundárias a serem utilizados para a execução de relatórios e operações de backup

E a pergunta que não quer calar… Quais serão as palestras que falarão sobre Alta Disponibilidade no TechEd Brasil 2011?? J

Teremos a DBP201 falando sobre o SQL Server AlwaysOn. Nesta sessão Nilton Pinheiro mostrará como configurar HADR com AlwaysOn de forma a implementar alta disponibilidade em pequenos, médios e grandes ambientes.

Eu e o Ruy Pimentel estaremos apresentando na sessão DBP301 alguns cenários, os desafios de cada cenário e as soluções adotadas para obter Alta Disponibilidade. Um dos cenários trata sobre a consolidação de mais de 300 servidores com Sql Server 2008 R2 em um cluster de 8 nós e 14TB de bases de Dados.

Teremos uma sessão na trilha de Suporte que abordará sobre Failover Cluster no Windows Server 2008 R2. A sessão é a SUP405. E uma outra sobre como montar um ambiente de Alta Disponibilidade com Hyper-V, sessão VIR303.

Abaixo o descritivo, data e horários de cada uma das sessões:

DBP201 | Microsoft SQL Server Code-Named “”Denali”” AlwaysOn: Introduzindo a nova Geração de Soluções para Alta Disponibilidade
Implementado no SQL Server Denali, AlwaysOn é uma nova solução de Alta Disponnibilidade e Disaster Recovery (HADR) que permite a você agrupar seus bancos de dados mais críticos em grupos de alta disponibilidade maximizando a disponibilidade de um ou mais bancos de dados e permitindo que os bancos de dados possam participar de um failover como uma única unidade. Nesta sessão Nilton Pinheiro mostrará como configurar HADR com AlwaysOn de forma a implementar alta disponibilidade em pequenos, médios e grandes ambientes.
Palestrante(s): Nilton Pinheiro
Data: 29/09
Horário: 17:10 – 18:20

DBP301 | Soluções de Alta disponibilidade e Disaster Recovery para o SQL Server
Apresentando soluções de Alta Disponibilidade para consolidação de servidores com Sql Server 2008 R2. Esta sessão aborda cenários da vida real de implantação de clientes para obter alta disponibilidade (99,999 %) e recuperação de desastres, lições aprendidas e melhores práticas associadas. Apresentaremos a solução implementada por um cliente para consolidar mais de 300 servidores em um cluster com 8 nós e 14TB de bases de dados.
Palestrante(s): Ruy Pimentel, Viviane Ribeiro
Data: 30/09
Horário: 17:20 – 18:30

SUP405 | Windows Server 2008 R2 Failover Cluster: Resolvendo problemas
Windows Server 2008 R2 Failover Cluster, ou simplesmente Cluster, é uma das tecnologias de Alta Disponibilidade mais usada que existe no mercado e, com isso, é importante saber como identificar e resolver problemas que podem acontecer a qualquer momento. Com essa palestra você verá como funciona as principais Ferramentas e Logs, que auxiliam no processo de resolver problemas em um Windows 2008 R2 Failover Cluster, bem como serão mostrados alguns problemas que acontecem na vida real e técnicas de resolução dos mesmos.
Palestrante(s): Douglas Santos, Marcio Scarpato
Data: 30/09
Horario: 10:10 – 11:20

VIR303 | Como montar um ambiente de alta disponibilidade com o Hyper-V
Quer utilizar o Hyper-V ao máximo? Veja nesta seção como montar um ambiente de alta disponibilidade com Hyper-V e o serviço de Cluster do Windows para permitir Live Migration e HA de seus servidores Virtuais, seguindo as melhores práticas da Microsoft.
Palestrante(s): Plinio de Queiroz
Data: 29/09
Horario: 15:30 – 16:40

Para Inscrições e informações sobre o TechEd: http://www.teched.com.br

Sobre Viviane Ribeiro

Data Lover. Seasoned sales/technical professional, author, community champion, technical trainer and public speaker with more than 15 years of experience in IT positions where last 11 years were related to Business Intelligence, BIG Data, Cloud and Database technologies (Oracle, PostgreSQL and SQL Server). She has been responsible for successfully creating roadmaps, designing, implementing and managing complex technology solutions for high profile customers.

  1. Ótimo artigo Viviane. Estarei presente nas trilhas BI201 e DBP301 e estou ansioso para ouvir mais sobre SQL Server.

  2. Wagner Rodrigues

    Você poderia disponibilizar o material do SQL Server AlwaysOn (Novidade no SQL Server “Denali”)
    após o TECHED?

  3. Nakamura

    Oi viviane assistir a sua palestra com o Ruy Pimentel no teched. DBP301.
    Queria saber se há alguma previsão de disponibilizar os PPT? E outra coisa, vocês falaram de uma procedure que balanceava a carga de memoria quando duas ou mais instancia estava em mais de um servidor. Teria como disponibilizar essa procedure? Pois tenho interesse em montar um ambiente parecido apresentado no teched. Pois terei disponível 8 servidores só para SQL Server. Muito obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: