SQL Server “Denali” :: Projeto “Crescent”

O Que é?

É o code-name atualmente utilizado para se referir à nova capacidade de Relatórios Self-Service.

Projeto Crescent é parte do conjunto de ferramentas do Reporting Services e é uma extensão para as ferramentas existentes para profissionais de IT e usuários avançados.

Projeto Crescent é a nova ferramenta de Relatórios do Reporting Services dirigida para os consumidores de dados para explorar visualmente seus dados e responder a perguntas ad-hoc com facilidade. Ele complementa o nosso atual conjunto de ferramentas de design (Report Builder 3.0 e BIDS) para profissionais de TI, desenvolvedores de BI e usuários avançados, que são otimizadas para cenários operacionais e para atingir um design perfeito de relatório.

Projeto Crescent é uma exploração interativa de dados, visualização e apresentação de experiência. Ele fornece uma interface intuitiva para relatórios ad-hoc para usuários de negócios, tais como analistas de dados, tomadores de decisão e profissionais da informação. Eles podem facilmente criar e interagir com visões de dados a partir de modelos baseados em um modelo tabular PowerPivot publicado em uma Galeria PowerPivot, ou um modelo tabular implantado para o SQL Server codinome “Denali” Analysis Services (SSAS). Projeto Crescent é um navegador baseado em aplicativo Silverlight disparado a partir do SharePoint Server 2010 que permite aos usuários apresentar e compartilhar idéias com os outros em sua organização por meio de apresentações interativas.

Arquitetura:

Projeto Crescent , Report Builder e Report Designer:

O Projeto Crescent não vai substituir as ferramentas existentes de Relatórios do Reporting Services.

Report Designer: é um ambiente de design sofisticado que os desenvolvedores e profissionais de TI podem usar para criar relatórios incorporados em suas aplicações. Os relatórios podem ser implantados para milhares de usuários, é economicamente eficiente e fornece os benefícios dos relatórios consistentes, profissionalmente projetado para toda a empresa.

Report Builder: os profissionais de TI e usuários avançados podem criar relatórios robustos sem ter um extenso conhecimento da estrutura subjacente ao banco de dados ou das sintaxes de consulta.

Projeto Crescent: Permite ao usuário final a experiência de visualizar os dados de negócios de uma forma nunca vista antes.

Report Builder e Report Designer geram relatórios RDL; Crescent criará relatórios RDLX. Crescent não pode abrir relatórios RDL, e vice-versa.

Ambos, Report Designer e Report Builder estão sendo entregues no Microsoft SQL Server codinome “Denali”, Community Technology Preview 3 (CTP 3) Reporting Services, juntamente com Projeto Crescent.

Alguns links interessantes:

Videos
Projeto Crescent Demo do WPC11
Guia de introdução e obter o máximo proveito do projeto Crescent
Projeto Crescent Demo: Introdução ao realce (Sean Boon blog e vídeo)
Brief 4 minute interview com Amir Netz.

Blogs:
http://blogs.msdn.com/analysisservices/
http://blogs.msdn.com/b/sqlrsteamblog/

Artigo:
http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/project-crescent-overview.aspx

Para download do Microsoft SQL Server codinome “Denali” (CTP 3):
http://www.microsoft.com/sqlserver/en/us/future-editions.aspx

Sobre Viviane Ribeiro

Data Lover. Seasoned sales/technical professional, author, community champion, technical trainer and public speaker with more than 15 years of experience in IT positions where last 11 years were related to Business Intelligence, BIG Data, Cloud and Database technologies (Oracle, PostgreSQL and SQL Server). She has been responsible for successfully creating roadmaps, designing, implementing and managing complex technology solutions for high profile customers.

  1. Reinaldo

    muito legal Viviane. queres participar do nosso TAP?

  2. Pingback: Mergulhando no mundo do B.I (Business Intelligence) « Alex Souza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: