TechEd Brasil 2011 :: Uma Palhinha do que vai Rolar sobre SQL Server e BI

Estamos a exatos 2 meses e três dias para o início do maior evento técnico Microsoft do Brasil.

Semana passada os Track Owners submeteram a lista de palestras e de palestrantes convidados. Durante essa semana e semana que vem o comitê técnico se reúne para fechar a agenda, ou seja, definir a seqüência de palestras e os dias que cada palestrante irá palestrar.

Para falar sobre SQL Server teremos duas trilhas distintas:

Ao total, essas duas trilhas trazem 20 sessões Breakout, que são palestras de 70 minutos e 06 sessões de HeadShot de 30 minutos cada. Entretanto, fique atento, teremos palestras de SQL Server em outras trilhas também. Nas próximas semanas estarei publicando um post com o fluxograma de todas as palestras que teremos sobre SQL Server e em quais trilhas elas se encontrarão.

Para quem está se questionando sobre o que seriam essas sessões HeadShots, vamos esclarecer… Este ano estamos realizando uma mudança no formato de algumas palestras. Muitos assuntos de palestras não necessitam de uma apresentação e sim de uma demonstração. Essa percepção muitas vezes compromete o entendimento de um determinado assunto de uma palestra. Entretanto nem todos os assuntos podem ser abordados somente através de demonstrações, principalmente quando se trata de assuntos conceituais. No último evento Microsoft MIX 11 em Las Vegas foi utilizado um formato diferenciado de apresentações: 1 sala com várias apresentações curtas, de 30min , apenas com demonstrações práticas. Esta foi uma novidade que agradou a muitos e já existem alguns eventos de comunidade que estão utilizando este modelo.

Este ano no TechEd Brasil 2011 teremos 2 salas de HeadShot, ou sessões de demonstrações de 30min, totalmente práticas, direto ao ponto. Acreditamos que estas 2 salas serão bem disputadas e um grande sucesso, pois quem for assistir não vai ter tempo de descansar. No total serão 44 sessões de HeadShot nos 2 dias de evento, distribuídos nestas 2 salas. Apesar do grande numero de apresentações isto não será cansativo, e você vai poder aprender mais sobre algumas tecnologias e produtos específicos da forma mais prática possível.

As únicas sessões dentro das HeadShot’ s que terão PPTs são as sessões de Dicas e Truques de Exames Microsoft. Sim, teremos novamente sessões voltadas para certificação, e não faz sentido uma sessão desta ter demonstrações, pois haveria duplicidade de conteúdo em relação as demais apresentações sobre o assunto.

E o que você pode esperar ver no TechEd sobre SQL Server e BI??

Então, o que é bastante interessante e desafiador é que esse ano o evento coincide com uma série de lançamentos de novas tecnologias e produtos, e que serão abordados. Nós estaremos não só falando sobre SQL Server 2008 R2, como também estaremos apresentando todas as novidades embutidas no Denali.

Para a trilha de DBP (Plataforma de Base de Dados):

Para quem está interessado em Alta Disponibilidade:

Estaremos falando sobre as soluções de Alta Disponibilidade utilizando SQL Server 2008 R2 incluindo apresentação de cenários reais de clientes, falaremos também, sobre uma grande novidade do Denali, o AlwaysOn que é uma nova solução de Alta Disponnibilidade e Disaster Recovery (HADR) que permite a você agrupar seus bancos de dados mais críticos em grupos de alta disponibilidade maximizando a disponibilidade de um ou mais bancos de dados e permitindo que os bancos de dados possam participar de um failover como uma única unidade. Teremos uma sessão que mostrará como configurar HADR com AlwaysOn de forma a implementar alta disponibilidade em pequenos, médios e grandes ambientes.

Cloud – SQL Server Azure:

Prepare-se para desvendar o Microsoft SQL Server Azure! Teremos sessões que mostrarão os recursos do SQL Server Azure, apresentarão técnicas e boas práticas para administração e migração de seu banco de dados do SQL Server on-premise para a Nuvem. Questões relacionadas a Planejamento, Implementação, Migração e arquitetura serão levantados e explicados como devem ser desenvolvidos para que seu ambiente aproveite os benefícios existentes na plataforma de Cloud Computing.

Além de Alta disponibilidade e SQL Azure, teremos especialistas falando sobre Tuning e otimização de Performance, dicas sobre T-SQL para SQL Server 2008 R2 e as novidades da linguagem para Denali, dicas e melhores práticas para upgrade de versões, e por aí vai.

Para a trilha de DBI (Business Intelligence)

Seguem algumas questões que estaremos respondendo ao longo das sessões:

Você sabe o que é DAX?

Data Analysis Expressions (DAX) é uma nova linguagem introduzida no Microsoft SQL Server 2008 R2 dentro do PowerPivot. DAX é uma extensão para a sintaxe das fórmulas do Excel e oferece uma ferramenta intuitiva e poderosa para adicionar lógica de negócios para suas aplicações PowerPivot. No SQL Server codinome “Denali”, com a introdução do Modelo de BI Semantic, DAX torna-se um componente-chave de qualquer aplicação de Business Intelligence Corporativo construído sobre a plataforma de Business Intelligence da Microsoft. Teremos uma sessão cujo objetivo é introduzir os conceitos de DAX, mostrar como adicionar medidas e colunas calculadas para o seu modelo, e os novos recursos DAX do “Denali”.

Quer saber como melhorar a qualidade dos dados de seus negócios?

SQL Server Data Quality Services (DQS) é um produto dirigido aos administradores de dados e profissionais de TI que buscam melhorar a qualidade dos dados de seus negócios. Teremos especialistas apresentando o conceito e os princípios fundamentais por trás do Serviço Data Quality da Microsoft, e demonstração das principais capacidades do produto, tais como gestão do conhecimento, limpeza, adequação e criação de perfis.

Está a par sobre o projeto Crescent?

Tem dúvidas sobre Data Mining?

Quer saber quais são as novidades do Denali e o futuro da Plataforma de BI Microsoft?

Você sabe como você pode utilizar recursos do SQL Server para otimizar suas cargas de Dados?

 

Isso é só uma palhinha… tem muita coisa por aí. Vai ficar de fora dessa??? Não né! J

Comece já seus preparativos e faça parte da experiência TechEd!

Para maiores detalhes sobre cada trilha técnica:
http://techedbr.cloudapp.net/Conteudo/trilhas

Dúvidas sobre o que é o TechED? Leia o post:
O que é o TechEd?

Vai ao TechEd? Não deixe de ler o post do Thiago para marinheiros de primeira viagem:
http://thiagoeverton.wordpress.com/2011/07/07/teched-2011-ir-ou-no-ir-guia-para-marinheiros-de-1-viagem-ano-2/

 

Grande Abraço!

Sobre Viviane Ribeiro

Data Lover. Seasoned sales/technical professional, author, community champion, technical trainer and public speaker with more than 15 years of experience in IT positions where last 11 years were related to Business Intelligence, BIG Data, Cloud and Database technologies (Oracle, PostgreSQL and SQL Server). She has been responsible for successfully creating roadmaps, designing, implementing and managing complex technology solutions for high profile customers.

Um Comentário

  1. Pingback: TechED BR 2011, eu vou! « SQL GO!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: