Mulheres de TI e Comunidade

Pessoal, tomo a liberdade de replicar um grande post escrito por Fabio Hara.

Como todos da área de TI sabem, proporcionalmente o número de mulheres que atuam nas comunidades de TI é muito menor em relação aos homens. Isso se deve principalmente ao quesito tempo. Falo por conta própria e as mulheres da área que me corrijam se eu estiver errada, mas é extremamente dificil você conciliar trabalho, casa, filhos, família, lazer e ainda realizar um trabalho na comunidade. Haja organização na agenda para dar conta de tudo.

O Fabio Hara sempre muito querido e atencioso, lembrou da nossa data e publicou um post citando as mulheres que contribuem nas comunidades. São elas:

– A Fernanda Sallai (www.fernandasallai.com) já colabora de longa data com a comunidade e muitas pessoas tiveram acesso a muitas informações graças a ela. Com a missão de editora da revista eletrônica Codificando.Net ela viabilizou algo que sempre quis participar, que é uma revista eletrônica. Se você é de desenvolvimento e leu alguns artigos da Codificando.Net deve agradecer a ela por ter viabilizado este projeto.

– Conheço a Fernanda Saraiva desde o evento do MSTechDay na UNIP e já conversamos muitas vezes sobre Project. Quem já assistiu alguma palestra dela sobre Project ou SharePoint sabe que ela demonstra muita confiança ao falar sobre o assunto. Você pode falar com ela través do blog (http://www.fernandasaraiva.com.br/).

– Tive a grande oportunidade de acompanhar parte do crescimento profissional da Sara Barbosa (http://sarajbarbosa.wordpress.com/) e foi muito bacana ver o quanto ela conhece hoje de BPOS. Extremamente motivada, quem a conhece já sabe que ela é muito dedicada quando o assunto é comunidade. Hoje ela alcançou um importante título, que é de MSP (Microsoft Student Partner) e tenho certeza que o Centro-oeste brasileiro está bem representado.

– Quantas pessoas você conhece que fizeram estagio na NASA? Pois é, felizmente temos a Janynne Gomes (http://janynnegomes.wordpress.com/) para provar que este sonho é possível. Muitas vezes tivemos o apoio da Janynne para divulgar ações do time de Comunidades Técnicas e agora ela tem escrito bons artigos sobre Team Foundation Server, algo nada trivial e que exige bom conhecimento.

– Já ouviu falar do ITGirlsMMs (http://itgirlsmms.wordpress.com/)?? Não? Então você esta perdendo um ótimo portal comandado pela Marcela Mariotti Peres (http://marcelamperes.wordpress.com/) e Maira Cristina Iantas (http://mairaiantas.wordpress.com/) . As “IT Girls MM’s” tem publicado excelentes artigos sobre ALM, TFS e Test. Não é fácil produzir tutorias, ainda mais quando se trata de assuntos específicos como ALM e TFS, porém elas estão fazendo a diferença e viabilizando ótimos conteúdo no site.

– Ok, meu site não um dos melhores, mas um dia faço algo bacana como o site da Gesilene Martins (http://gesilenemartins.net/). Vai ser difícil, porque a Gesilene é especialista em Siverlight e Expression e não dá para comparar. Querendo aprender mais sobre design? Então é bom você começar a assistir os webcasts e tutoriais que ela prepara.

– A Socorro Vieira (@maryhelpa) contribui no IT4ALL e é especialista de SQL Server. Ela foi uma das mulheres (assim como varias listadas neste meu post) que encararam o desafio de apresentar pela primeira vez um webcast para o publico de MSDN (e vale dizer que foi uma das semanas de webcast com melhor avaliação)

– A Andressa Martins (@Dre_Martins) dividiu a sessão de webcast com a Socorro Vieira sobre o assunto SQL Server 2008. Afinal nada mais natural, pois ela também é uma especialista no assunto e comandou junto com a @maryhelpa um webcast muito bem avaliado.

– Outro site muito interessante é as “Mulheres na Tecnologia” (http://www.mulheresnatecnologia.org/) e tem a colunista Marilia Balbé (@maribalbe) que consegue através dos seus artigos abordar de forma inteligente o posicionamento da Mulher na área de TI.

– Logo no começo quando entrei na Microsoft tive que ajudar a moderar os fóruns do TechNet e neste período muitos problemas com programas (ex: 5 estrelas, Forum, etc) que estavam no ar foram resolvidos graças a ajuda da Luciana Vartuli (http://www.vartuli.com.br).

– A Natalia Carvalho também é outra especialista em SharePoint/Project e participa conosco no grupo de Influenciadores SharePoint, além de ter gravado um vídeo bacana de ShowCase (http://www.microsoft.com/showcase/en/US/details/5a85b43d-461a-4e2f-a000-619ba1554fc2). Você pode entrar em contato com ela através do LinkedIn de Influenciadores Microsoft.

– Conheci a Elaine Cecilia Gatto (@cISSagATTo) durante o Ecodevelopers de São Carlos e mais tarde fui descobrir que ela é coordenadora da comunidade #garotascpbr (Garotas Campus Party Brasil). O site mantido pelo grupo está cheio de novidades tecnológicas (http://garotascpbr.com.br/) e passagem obrigatória para quem curte tecnologia.

– Interessado no Windows Phone 7? Quer desenvolver uma aplicação para ele? Então acompanhe a Eleriane Cristina Costa (http://nanebnu.wordpress.com/) , pois ela tem feito bons conteúdos a respeito. Mais uma influenciadora da região Sul do país movimentando a comunidade com bons conteúdos.

– Pude conhecer a Larah Vidotti (http://larahvidotti.wordpress.com/) durante uma palestra ano retrasado em Piracicaba, pois já acompanhava os posts que ela fazia sobre SharePoint. Você vai encontrar ótimos artigos sobre o assunto no blog dela.

– Não é fácil conseguir explicar o MVC para qualquer um, principalmente quando se trata de falar o conceito e a pratica. Nem por isso a Aline Brito (http://www.blog.alinefbrito.com/) se intimidou e junto com a Fernanda Sallai elas mostraram como é, como funciona, como usar etc. Parabéns a esta MSP que tem tudo para crescer!

– O titulo de MCT (Microsoft Certified Trainer) comprova uma das certificações que atestam o grau de conhecimento e capacidade de transmitir e ensinar profissionais. A Viviane Ribeiro (https://vivianeribeiro1.wordpress.com/) faz parte deste circulo restrito de profissionais de TI que detém este titulo há longa data. Seu foco é BI/banco de dados e gerenciamento de projetos.

– Sabia que temos uma MVP? Sim, e não é uma categoria simples: BizTalk. A Ruth Resende mantém um blog sobre Biztalk (http://guiadobiztalk.blogspot.com/) com ótimas dicas a respeito.

Parabéns a todas essas mulheres que conseguem dedicar um tempo e atuar de forma competende e responsável junto à comunidade de TI!

Confira o post na íntegra: http://www.fabiohara.com.br/2011/03/16/mulheres-de-ti-e-comunidade/

Sobre Viviane Ribeiro

Data Lover. Seasoned sales/technical professional, author, community champion, technical trainer and public speaker with more than 15 years of experience in IT positions where last 11 years were related to Business Intelligence, BIG Data, Cloud and Database technologies (Oracle, PostgreSQL and SQL Server). She has been responsible for successfully creating roadmaps, designing, implementing and managing complex technology solutions for high profile customers.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: