Mulheres de TI e Comunidade

Pessoal, tomo a liberdade de replicar um grande post escrito por Fabio Hara.

Como todos da área de TI sabem, proporcionalmente o número de mulheres que atuam nas comunidades de TI é muito menor em relação aos homens. Isso se deve principalmente ao quesito tempo. Falo por conta própria e as mulheres da área que me corrijam se eu estiver errada, mas é extremamente dificil você conciliar trabalho, casa, filhos, família, lazer e ainda realizar um trabalho na comunidade. Haja organização na agenda para dar conta de tudo.

O Fabio Hara sempre muito querido e atencioso, lembrou da nossa data e publicou um post citando as mulheres que contribuem nas comunidades. São elas:

– A Fernanda Sallai (www.fernandasallai.com) já colabora de longa data com a comunidade e muitas pessoas tiveram acesso a muitas informações graças a ela. Com a missão de editora da revista eletrônica Codificando.Net ela viabilizou algo que sempre quis participar, que é uma revista eletrônica. Se você é de desenvolvimento e leu alguns artigos da Codificando.Net deve agradecer a ela por ter viabilizado este projeto.

– Conheço a Fernanda Saraiva desde o evento do MSTechDay na UNIP e já conversamos muitas vezes sobre Project. Quem já assistiu alguma palestra dela sobre Project ou SharePoint sabe que ela demonstra muita confiança ao falar sobre o assunto. Você pode falar com ela través do blog (http://www.fernandasaraiva.com.br/).

– Tive a grande oportunidade de acompanhar parte do crescimento profissional da Sara Barbosa (http://sarajbarbosa.wordpress.com/) e foi muito bacana ver o quanto ela conhece hoje de BPOS. Extremamente motivada, quem a conhece já sabe que ela é muito dedicada quando o assunto é comunidade. Hoje ela alcançou um importante título, que é de MSP (Microsoft Student Partner) e tenho certeza que o Centro-oeste brasileiro está bem representado.

– Quantas pessoas você conhece que fizeram estagio na NASA? Pois é, felizmente temos a Janynne Gomes (http://janynnegomes.wordpress.com/) para provar que este sonho é possível. Muitas vezes tivemos o apoio da Janynne para divulgar ações do time de Comunidades Técnicas e agora ela tem escrito bons artigos sobre Team Foundation Server, algo nada trivial e que exige bom conhecimento.

– Já ouviu falar do ITGirlsMMs (http://itgirlsmms.wordpress.com/)?? Não? Então você esta perdendo um ótimo portal comandado pela Marcela Mariotti Peres (http://marcelamperes.wordpress.com/) e Maira Cristina Iantas (http://mairaiantas.wordpress.com/) . As “IT Girls MM’s” tem publicado excelentes artigos sobre ALM, TFS e Test. Não é fácil produzir tutorias, ainda mais quando se trata de assuntos específicos como ALM e TFS, porém elas estão fazendo a diferença e viabilizando ótimos conteúdo no site.

– Ok, meu site não um dos melhores, mas um dia faço algo bacana como o site da Gesilene Martins (http://gesilenemartins.net/). Vai ser difícil, porque a Gesilene é especialista em Siverlight e Expression e não dá para comparar. Querendo aprender mais sobre design? Então é bom você começar a assistir os webcasts e tutoriais que ela prepara.

– A Socorro Vieira (@maryhelpa) contribui no IT4ALL e é especialista de SQL Server. Ela foi uma das mulheres (assim como varias listadas neste meu post) que encararam o desafio de apresentar pela primeira vez um webcast para o publico de MSDN (e vale dizer que foi uma das semanas de webcast com melhor avaliação)

– A Andressa Martins (@Dre_Martins) dividiu a sessão de webcast com a Socorro Vieira sobre o assunto SQL Server 2008. Afinal nada mais natural, pois ela também é uma especialista no assunto e comandou junto com a @maryhelpa um webcast muito bem avaliado.

– Outro site muito interessante é as “Mulheres na Tecnologia” (http://www.mulheresnatecnologia.org/) e tem a colunista Marilia Balbé (@maribalbe) que consegue através dos seus artigos abordar de forma inteligente o posicionamento da Mulher na área de TI.

– Logo no começo quando entrei na Microsoft tive que ajudar a moderar os fóruns do TechNet e neste período muitos problemas com programas (ex: 5 estrelas, Forum, etc) que estavam no ar foram resolvidos graças a ajuda da Luciana Vartuli (http://www.vartuli.com.br).

– A Natalia Carvalho também é outra especialista em SharePoint/Project e participa conosco no grupo de Influenciadores SharePoint, além de ter gravado um vídeo bacana de ShowCase (http://www.microsoft.com/showcase/en/US/details/5a85b43d-461a-4e2f-a000-619ba1554fc2). Você pode entrar em contato com ela através do LinkedIn de Influenciadores Microsoft.

– Conheci a Elaine Cecilia Gatto (@cISSagATTo) durante o Ecodevelopers de São Carlos e mais tarde fui descobrir que ela é coordenadora da comunidade #garotascpbr (Garotas Campus Party Brasil). O site mantido pelo grupo está cheio de novidades tecnológicas (http://garotascpbr.com.br/) e passagem obrigatória para quem curte tecnologia.

– Interessado no Windows Phone 7? Quer desenvolver uma aplicação para ele? Então acompanhe a Eleriane Cristina Costa (http://nanebnu.wordpress.com/) , pois ela tem feito bons conteúdos a respeito. Mais uma influenciadora da região Sul do país movimentando a comunidade com bons conteúdos.

– Pude conhecer a Larah Vidotti (http://larahvidotti.wordpress.com/) durante uma palestra ano retrasado em Piracicaba, pois já acompanhava os posts que ela fazia sobre SharePoint. Você vai encontrar ótimos artigos sobre o assunto no blog dela.

– Não é fácil conseguir explicar o MVC para qualquer um, principalmente quando se trata de falar o conceito e a pratica. Nem por isso a Aline Brito (http://www.blog.alinefbrito.com/) se intimidou e junto com a Fernanda Sallai elas mostraram como é, como funciona, como usar etc. Parabéns a esta MSP que tem tudo para crescer!

– O titulo de MCT (Microsoft Certified Trainer) comprova uma das certificações que atestam o grau de conhecimento e capacidade de transmitir e ensinar profissionais. A Viviane Ribeiro (https://vivianeribeiro1.wordpress.com/) faz parte deste circulo restrito de profissionais de TI que detém este titulo há longa data. Seu foco é BI/banco de dados e gerenciamento de projetos.

– Sabia que temos uma MVP? Sim, e não é uma categoria simples: BizTalk. A Ruth Resende mantém um blog sobre Biztalk (http://guiadobiztalk.blogspot.com/) com ótimas dicas a respeito.

Parabéns a todas essas mulheres que conseguem dedicar um tempo e atuar de forma competende e responsável junto à comunidade de TI!

Confira o post na íntegra: http://www.fabiohara.com.br/2011/03/16/mulheres-de-ti-e-comunidade/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s