Futuro e tendências de BI e BA

Estudos mundiais da IDC mostram que 56% das organizações possuem de 2 a 9 sistemas de fontes de dados, e 20% possuem de 10 a 24. Esta volumosa movimentação de dados atrelada ao encurtamento dos ciclos de tomada de decisão traz consigo alguns desafios, e o primeiro deles diz respeito à complexidade em disponibilizar informações precisas e relevantes, no tempo certo para as pessoas certas.

Em um segundo momento, depois de as informações estarem disponíveis, os desafios passam a ser a definição de qual fato precisa ser medido e a criação de indicadores (KPIs) que sejam chave na avaliação do desempenho da organização. 

Neste contexto dinâmico e complexo, a Inteligência de Negócios tem evoluído para atender aos desafios com o objetivo principal de disponibilizar a todos stakeholders a informação certa, no momento certo para melhor capacitá-los na tomada de decisão em todas as funções de negócios da organização, inclusive as estratégicas, como aumento de lucro e receita, retenção de custos, inovação, mitigação de riscos, entre outras, oferecendo assim otimizações, planejamentos e previsões mais assertivos.

Claro que a idéia de usar a informação para ganhar vantagem competitiva não é novidade entre os líderes de negócio. Aristóteles Onassis já havia dito: “O segredo do negócio é saber algo que mais ninguém sabe”. O que é novo, no entanto, é o foco em automatizar os processos de decisão com o uso de soluções de tecnologia.

A Inteligência de Negócio continuará a ganhar importância uma vez que as organizações, cada vez mais, reconhecem a necessidade de não apenas analisar o que aconteceu no passado, mas também, e talvez mais importante, melhor compreender e mapear o que pode ocorrer no futuro e agir preventivamente.

O conceito de Inteligência de Negócios ainda não é compreendido em sua plenitude em muitas organizações, e estas, por conseqüência, não estão cientes dos reais benefícios que podem extrair.

Contudo já há evidências reais sobre o aumento da competitividade a partir do uso de soluções de Business Analytics. A própria IDC tem conduzido estudos e projetos que inspecionam o retorno de investimento (ROI) na implementação destas soluções.

A IDC acredita que o mercado mundial de software de BA continuará crescendo e, até 2011, a estimativa é que o crescimento médio anual esteja em torno de 10,3% ao ano. No Brasil deve atingir os US$ 242,1 milhões em 2011.

Confira a reportagem na íntegra: http://computerworld.uol.com.br/company-zone/IDC/futuro-e-tendencias-de-bi-e-ba/

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